Pela terceira vez, músico abriu as portas da sua turnê para conscientizar os fãs sobre a importância de se repensar o consumo de carne; coordenação do trabalho no Brasil é feita pela Sociedade Vegetariana Brasileira.
A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) foi convidada pelo ex-Beatle Paul McCartney para organizar uma ação de conscientização sobre a campanha Segunda Sem Carne (SSC) para seus fãs durante as apresentações no país. O trabalho impactou mais de 80 mil pessoas, que passaram pelos eventos da turnê ‘Freshen up’ em São Paulo (SP) nos dias 26 e 27 de março e Curitiba (PR) no dia 30 de março. Foram mobilizados cerca de 50 voluntários, que se empenharam na distribuição de panfletos e abordagem dos fãs sobre os benefícios de repensar o consumo de carne.
Além do sucesso da ação de panfletagem, na turnê deste ano a equipe da SVB resolveu inovar e usar diferentes formas de ação dentro dos shows. Para isso, foram criados os “batecos” (bastões infláveis) com a frase “Não Coma Animais” usada por McCartney em campanhas de direitos animais.
“Tivemos um grande sucesso da ação dos batecos nas redes sociais. Muitos fãs eram vegetarianos ou simpatizantes e outros estavam já querendo reduzir ou parar de comer carne. Isso sem contar os feedbacks de pessoas que mudaram seus hábitos a partir do simples recebimento do panfleto nos shows”, explicou Larissa Maluf, Coordenadora de Comunicação da SVB.
Conhecido mundialmente pela brilhante trajetória musical, Paul McCartney é também um importante ativista da causa animal e ambiental. O músico foi o responsável pelo lançamento da Segunda Sem Carne inglesa, há cerca de dez anos, e segue militando pela Meat Free Monday. Durante a sua passagem pelo Brasil, inclusive, seu portal publicou um artigo em que exalta as conquistas da Campanha Segunda Sem Carne no Brasil e as parcerias com os governos Municipal e Estadual de São Paulo. O ex-Beatle ainda retuitou o conteúdo, parabenizando a iniciativa e incentivando a continuidade dos trabalhos.
Paul McCartney também falou à Radio Rock 89FM sobre suas motivações em relação ao movimento. “Se você perguntar qual o motivo para apoiar o movimento, eu diria que são dois: o primeiro é relacionado à sustentabilidade e ao meio ambiente; e o segundo é a compaixão pela vida dos animais”, ressalta.
Para Mônica Buava, Gerente de Campanhas da SVB e Coordenadora Nacional da Segunda Sem Carne, o apoio do músico simboliza a evolução e o sucesso do programa. “Se receber parabéns do Paul McCartney uma vez é bom, duas é ótimo e três é maravilhoso!”, comemora Mônica, relembrando o apoio do ex-Beatle durante as passagens pelo Brasil em 2017 e 2014, quando recebeu a equipe da SVB em seu camarim para prestigiar a campanha brasileira e parabenizar pelas conquistas. “Os tomadores de decisão aqui no Brasil que estão levando a Segunda Sem Carne adiante estão alinhados não apenas com Paul McCartney, mas com a contribuição para um mundo melhor e uma sociedade mais saudável”.
ASSISTA AO VIDEO
A iniciativa da SVB na turnê contou com o apoio das empresas Carob House, Moringa da Paz e Bio2.
Veja mais fotos da turnê aqui
SOBRE A SEGUNDA SEM CARNE
A SSC foi lançada pela SVB no Brasil no mesmo ano em que o ex-Beatle criou a campanha britânica. Atualmente, a edição brasileira é reconhecida como a maior campanha do mundo. No total, mais de 40 países já aderiram ao movimento. De acordo com a SVB, em 2018, a SSC atingiu a marca de 67 milhões de refeições servidas a mais de três milhões de pessoas. Para este ano, a expectativa é que o número ultrapasse a marca de 80 milhões de refeições. A proposta da campanha é muito simples: convidar a população a trocar a proteína animal (frango, peixe, queijo ou ovo) pela vegetal, ao menos uma vez por semana. O objetivo é estimular a mudança de hábitos alimentares, trazendo benefícios para a saúde, para os animais e para o meio ambiente.
SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os nossos perfis no Instagram, Facebook e Youtube.