A Campanha Segunda Sem Carne existe em mais de 40 países e, no Brasil, ela foi lançada em 2009 e já é considerada a maior do mundo. Sob o comando da Sociedade Vegetariana Brasileira a campanha trabalha parcerias com setor público e privado para inclusão de opções à base de vegetais na alimentação, trocando pelo menos 1 dia da semana a proteína animal pela vegetal.
Ao longo dos mais de 10 anos de campanha no Brasil já foram oferecidas mais de 500 milhões de refeições!
Uma alimentação centrada em vegetais favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas, diminui o risco de diabetes, auxilia na controle do peso corporal, diminui o risco de infarto e outras doenças cardiovasculares e reduz o risco de alguns tipos de câncer, como o de intestino grosso (cada 100 g de carne ingerida por dia aumenta o risco em 19%).
Só no Brasil, cerca de 10 mil animais morrem A CADA MINUTO com a justificativa de que precisamos nos alimentar. No entanto, o reino vegetal é plenamente capaz de encher nossos pratos e nos nutrir. Vacas, galinhas, peixes e porcos são idênticos aos cães e gatos quando se trata de dor e sofrimento. Se desejamos uma sociedade pacífica, que tal tirar a violência do nosso prato?
A criação de animais para consumo é ambientalmente desastrosa. Além de poluir o planeta, cria um ambiente favorável para o surgimento de superbactérias e o risco de novas pandemias é iminente. Uma das formas mais eficazes de mudar os nossos hábitos em favor de um meio ambiente mais saudável e equilibrado é, sem dúvida, adotar uma alimentação vegetariana.
Esses objetivos impactam diretamente no nosso atual sistema alimentar e podem ser trabalhados com a implantação de políticas alimentares que incentivam um maior consumo de alimentos de origem vegetal.
1. Alinhamento de expectativas, coleta de informações e entendimento dos processos já existentes no local
2. Com os dados de insumos e de compras, construímos o cálculo ambiental que mostra os benefícios ambientais gerados à partir da adesão da campanha
3. Nossos chefs e nutricionistas elaboram sugestões de receitas e oferecem treinamento culinário das receitas aprovadas
4. Organizamos ações de engajamento como palestras e evento de lançamento com as informações sobre a importância da campanha
5. Nossa equipe desenvolve materiais de apoio como e-book e vídeos
Já são mais de 10 anos de história da Segunda Sem Carne no Brasil. Veja alguns pontos importantes da trajetória da campanha.
Início da implementação da alimentação vegetariana nas escolas da rede municipal de São Paulo com gestão terceirizada, beneficiando 460 mil alunos.
01/10/2012Ampliação da oferta da merenda vegetariana nas unidades com gestão mista e direta na rede municipal de ensino de São Paulo.
10/10/2012Implementação completa na rede municipal de ensino de São Paulo, beneficiando mais de 900 mil alunos.
10/02/2013Início da implementação da campanha nos restaurantes populares Bom Prato do Estado de São Paulo.
10/01/2015Início da implementação na rede estadual de ensino de São Paulo, contemplando 255 mil alunos.
10/01/2016Implementação completa na rede estadual de ensino em São Paulo, abrangendo 100 municípios e 1.7 milhão de alunos.
10/01/2017Paul McCartney convida novamente equipe Segunda Sem Carne para acompanhar sua turnê pelo Brasil.
10/10/2017Implementação gradual nos refeitórios da empresa Natura para mais de 5 mil colaboradores.
10/01/2018Apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, levando a campanha para 25 instituições que atendem 2.743 pessoas, sendo 44.425 refeições Segunda Sem Carne ao ano.
10/01/2018Renovação do cardápio para as escolas da rede municipal de São Paulo, aumentado a oferta de proteínas vegetais com receitas da Bela Gil.
10/02/2018Equipe Segunda Sem Carne é mais uma vez convidada por Paul McCartney para acompanhar sua turnê pelo Brasil.
10/02/2019Parceria com GRSA – Compass Group, líder mundial em serviços de alimentação e suporte, levando a campanha para seus clientes.
10/03/2019Municípios de Jundiaí e Itapevi iniciam campanha, oferendo juntos 94 mil refeições a cada semana.
10/04/2019Municípios de Ubatuba, Caraguatatuba (litoral de São Paulo) e Paraisópolis, interior de Minas Gerais iniciam a campanha.
19/10/2022Início da campanha no Hospital Pequeno Príncipe (maior hospital pediátrico do país) e na rede CEJAM (hospitais do SUS).
19/10/2022Apresentação do Cardápio Escolar Sustentável no 8º Fórum do Pacto de Milão – projeto em parceria com a Prefeitura de São Paulo.
19/10/2022O projeto em parceria com a prefeitura de São Paulo, Cardápio Escolar Sustentável, recebe premiação internacional “C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards”, que reconhece políticas que lidam com a crise climática e incentivam a redução de consumo de carne e aumento de leguminosas.
19/10/2022Lançamento do curso online para mais de 7 mil profissionais da área de cozinha e alimentação da prefeitura de São Paulo.
01/10/2023Mais de 500 milhões de refeições servidas ao longo dos mais de 10 anos de campanha no Brasil.
01/10/2023Início da parceria com a Rede Cozinha Escola, rede com 65 cozinhas solidárias em São Paulo.
01/01/2024Mais de 10 anos de parceria entre SP e SVB, beneficiando estudantes da rede escolar municipal;
900 mil alunos atendidos com o projeto;
Mais de 440 cozinheiras e nutricionistas treinadas até 2021 e em 2023 serão mais de 14 mil cozinheiras com acesso às novas sugestões de receitas;
42 mil hectares de florestas preservadas – equivalente a 42 mil campos de futebol;
1 bilhão de litros de água poupados – equivalente a 8 milhões de banhos de 15 minutos;
197 mil toneladas de CO2 não emitidas – o equivalente a mais de 1 bilhão de km não rodados de carro.
65.000 crianças – 200 refeitórios
22.000 crianças – 32 refeitórios
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Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.
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