Existente em mais de 40 países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido (onde é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney) e apoiada por inúmeros líderes internacionais, por aqui, a iniciativa foi lançada em 2009. De lá pra cá, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) vem trabalhando para que a substituição da proteína animal pela proteína vegetal, seja praticada pela população e implementada pelo poder público, reduzindo a demanda coletiva por produtos de origem animal e gerando benefícios para a saúde das pessoas, para o meio ambiente e para os animais. Ao longo desses 10 anos de campanha no Brasil, foram mais de 300 milhões de refeições oferecidas.
Um dos desdobramentos da adesão ao movimento é a implementação de pratos à base de proteína vegetal na Alimentação Escolar em mais de 100 municípios.
Uma alimentação centrada em vegetais favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas, diminui o risco de diabetes, auxilia na controle do peso corporal, diminui o risco de infarto e outras doenças cardiovasculares e reduz o risco de alguns tipos de câncer, como o de intestino grosso (cada 100 g / dia de carne ingerida aumenta o risco em 19%).
Só no Brasil, cerca de 10 mil animais morrem A CADA MINUTO com a justificativa de que precisamos nos alimentar. No entanto, o reino vegetal é plenamente capaz de encher nossos pratos e nos nutrir. Vacas, galinhas, peixes e porcos são idênticos aos cães e gatos quando se trata de dor e sofrimento. Se desejamos uma sociedade pacífica, que tal tirar a violência do nosso prato?
A criação de animais para consumo é ambientalmente desastrosa, além de poluir o planeta, cria um ambiente favorável para o surgimento de superbactérias e o risco de novas pandemias é iminente. Uma das formas mais eficazes de mudar os nossos hábitos em favor de um meio ambiente mais saudável e equilibrado é, sem dúvida, adotar uma alimentação vegetariana.
Início da implementação da alimentação vegetariana nas escolas da rede municipal de São Paulo, 460 mil alunos com gestão terceirizada.
01/10/2012Ampliação da oferta da merenda vegetariana nas unidades com gestão mista e direta na rede municipal de ensino de São Paulo.
10/10/2012Implementação completa na rede municipal de ensino de São Paulo, beneficiando mais de 900 mil alunos.
10/02/2013Início da implementação da campanha nos restaurantes populares Bom Prato do Estado de São Paulo.
10/01/2015Início da implementação na rede estadual de ensino de São Paulo, contemplando255 mil alunos.
10/01/2016Implementação completa na rede estadual de ensino, abrangendo 100 municípios e 1.7 milhão de alunos.
10/01/2017Paul McCartney convida novamente equipe Segunda Sem Carne para acompanhar sua turnê pelo Brasil.
10/10/2017Apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, levando a campanha para 25 instituições que atendem 2743 pessoas, sendo 44.425 refeições Segunda Sem Carne ao ano.
10/01/2018Renovação do cardápio para as escolas da rede municipal de São Paulo, aumentado a oferta de proteínas vegetais com receitas de Bela Gil.
10/02/2018Equipe Segunda Sem Carne é mais uma vez convidada por Paul McCartney para acompanhar sua turnê pelo Brasil.
10/02/2019Municípios de Jundiaí e Itapevi iniciam campanha, oferendo juntos, 94 mil refeições a cada semana.
10/04/2019Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.
Nossa missão é promover a substituição da proteína animal pela vegetal, no âmbito individual e institucional, ampliar e facilitar o acesso a produtos e serviços veganos, produzir e difundir informação de referência para profissionais, instituições, formadores de opinião e sociedade em geral, sobre fundamentos, viabilidade e benefícios da alimentação vegetariana estrita.
A sua filiação é muito importante para que a gente consiga continuar com nossas ações, programas e campanhas. Junte-se a nós para que possamos fazer cada vez mais pelos animais, pelas pessoas e pelo planeta.
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.