Dúvidas gerais sobre a campanha
A Segunda Sem Carne surgiu em 2003 na Faculdade de Saúde Pública da Johns Hopkins e, por seus inúmeros benefícios à saúde, ao meio ambiente e aos animais, rapidamente se espalhou pelo mundo. Hoje, está presente em mais de 40 países e conta com o apoio de embaixadores renomados, como Paul McCartney.
No Brasil, a campanha é considerada a maior do mundo. Com o apoio de instituições públicas e grandes empresas, ela beneficia mais de 3 milhões de pessoas em todo o país. Lançada em 2009 pela SVB, a Segunda Sem Carne comemora os seus 15 anos ultrapassando a marca de 530 milhões de refeições servidas, promovendo uma alimentação mais saudável e sustentável em todo o território nacional.
A Segunda Sem Carne convida você a descobrir novos sabores e a diversidade dos alimentos vegetais. A campanha inspira uma alimentação mais variada e consciente, mostrando que é possível incluir mais pratos à base de vegetais no dia a dia, começando uma vez por semana. Esse movimento abre espaço para novas experiências e reflexões sobre a alimentação, incentivando escolhas que fazem bem para você, para os animais e para o planeta.
A segunda-feira é tradicionalmente vista como o dia ideal para mudanças e novos desafios, e é por isso que a campanha convida as pessoas a ampliarem sua diversidade alimentar, explorando mais opções à base de vegetais. Pesquisas mostram que muitas pessoas buscam refeições mais leves e nutritivas no início da semana, e os restaurantes vegetarianos costumam registrar um aumento no movimento às segundas-feiras.
No caso de implementação em instituições públicas ou privadas, a iniciativa pode ser adaptada para o dia que fizer mais sentido para cada contexto. Nesses casos, a campanha pode receber um nome diferente, mantendo o mesmo propósito de incentivar escolhas alimentares mais conscientes.
O convite da Segunda Sem Carne é substituir a proteína animal por proteínas vegetais.
Outros produtos de origem animal, como ovos e laticínios (por exemplo, queijos), também causam impactos negativos significativos para o meio ambiente, para a saúde das pessoas e, claro, para os animais, sendo que as indústrias de ovos e leite estão entre as consideradas mais cruéis.
Por isso, incentivamos que as pessoas não incluam qualquer alimento de origem animal em suas refeições, substituindo-os por proteínas vegetais. Dessa forma, elas contribuem para sua saúde, para a preservação do planeta e para o bem-estar dos animais.
As leguminosas representam as maiores fontes de proteínas vegetais. Pertencem a esse grupo, os feijões, a lentilha, a ervilha, o grão-de-bico e a soja e seus derivados, como tofu e a proteína texturizada. Para descobrir novos sabores, confira as receitas divulgadas nas nossas redes sociais e em e-books que podem ser baixados gratuitamente aqui.
O reino vegetal oferece tudo o que você precisa. Consuma alimentos de todos os grupos alimentares e mantenha sempre muita diversidade de cores e texturas no seu prato. Se possível, faça acompanhamento regular com um profissional de saúde capacitado para avaliar exames e acompanhar os níveis de vitamina B12.
Em nosso site, você encontra publicações que te ajudarão nas substituições das refeições principais e de lanches. Acesse: svb.org.br/biblioteca.
Visite o instagram da Segunda Sem Carne e da Sociedade Vegetariana Brasileira. Temos muitas publicações com receitas deliciosas e, no site da SVB, uma biblioteca com e-books de dicas e preparos para um dia sem carne.
Como posso levar a campanha Segunda Sem Carne para minha cidade, escola (municipal, estadual ou particular), centro de assistência, cozinha solidária ou hospital (público ou privado)? Que apoio a SVB oferece para implementar a iniciativa e organizar atividades educativas, como palestras?
Envie uma mensagem para [email protected] demonstrando interesse em levar a Segunda Sem Carne para a sua cidade, escola, instituição ou hospital. O programa é gratuito e nós entraremos em contato para desenvolvê-lo de acordo com as necessidades do seu local.
Envie uma mensagem para [email protected] demonstrando interesse em levar a Segunda Sem Carne para a sua cidade, escola, instituição ou hospital. O programa é gratuito e nós entraremos em contato para desenvolvê-lo de acordo com as necessidades do seu local.
A sua filiação é muito importante para que a gente consiga continuar com nossas ações, programas e campanhas. Junte-se a nós para que possamos fazer cada vez mais pelos animais, pelas pessoas e pelo planeta.
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.