FAQ - Perguntas frequentes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Phasellus nec eleifend sapien. Morbi vestibulum purus eu enim placerat malesuada. Nam ut fringilla mauris, varius rutrum sapien. Mauris ullamcorper condimentum arcu, sit amet hendrerit dui euismod sit amet.

Dúvidas gerais sobre a campanha

A Segunda Sem Carne surgiu em 2003 na faculdade de Saúde Pública da John Hopkins e, por trazer tantos benefícios para a saúde humana, para a preservação do meio ambiente e para os animais, ela logo se espalhou pelo mundo. Hoje ela está em mais de 40 países e tem como um dos seus embaixadores o sempre beatle Paul McCartney. 

No Brasil é considerada a maior do mundo e contempla mais de 100 municípios. O trabalho conta com o apoio de instituições públicas e grandes empresas, beneficiando mais de três milhões de pessoas em todo o Brasil. A iniciativa foi lançada em 2009 pela SVB e atingiu a marca recorde de mais de 80 milhões de refeições à base de vegetais em 2019, crescimento de 20% em relação ao ano anterior.

A campanha tem um duplo propósito. Primeiro, o de fazer com que as pessoas reduzam o seu consumo de carne e os vários danos associados, mesmo que apenas às segundas, como o sofrimento dos animais, os impactos ao meio ambiente e as ameaças à nossa saúde. Segundo, o de abrir uma janela de reflexão uma vez por semana, para que as pessoas reflitam sobre o hábito de comer carne e assim, quem sabe, adotem outros dias da semana sem carne também. No nosso apressado dia-a-dia, não paramos para pensar de forma crítica no que está no nosso prato. A Segunda Sem Carne dá essa sugestão e esse poder às pessoas, fazendo com que elas não esqueçam os problemas associados à carne.

A principal razão por trás desta sugestão é que nós, brasileiros, frequentemente consumimos carnes em quantidade ainda maior durante o fim de semana. Na segunda-feira normalmente as pessoas, por esse motivo, estão mais propensas a comer coisas leves. Pesquisas indicam que os restaurantes vegetarianos recebem mais clientes às segundas-feiras. Segunda-feira é considerado o dia das mudanças, é dia de começar novos desafios, portanto, a campanha deixa o convite de experimentar uma mudança alimentar retirando a carne do cardápio e com isso gozar de mais saúde, gerar um impacto menor ao meio ambiente e refletir sobre a maneira como os animais são criados e abatidos para gerar comida. Levando isso em conta, por que não passar a segunda-feira sem consumir carnes para compensar o excesso do fim de semana?

Somos da Sociedade Vegetariana Brasileira e trabalhamos para incentivar o vegetarianismo em todos os aspectos e esferas. A Campanha é apenas mais uma estratégia para chegarmos ao grande público e ter abertura para colocar a temática em escolas públicas, instituições. A ideia é aproximar as pessoas de todos os impactos negativos que o consumo de produtos de origem animal traz para nossa saúde, para a sociedade, para os animais e para o meio ambiente. E sempre de forma convidativa, amistosa. Conheça mais nosso trabalho em www.svb.org.br

Nossa proposta é na realidade a substituição da proteína animal pela proteína vegetal.

Outros derivados de animais, como ovos e laticínios (ex: queijo) também causam muitos impactos negativos para o meio ambiente, para a saúde das pessoas e, claro, para os animais (as indústrias dos ovos e do leite são consideradas as mais cruéis).

Então gostaríamos de propor para que você procure não incluir nada de origem animal, como laticínios e ovos, substituindo por proteína vegetal. Dessa forma, você trará muito mais benefícios para sua saúde 💪🏼, para o planeta 🌎 e para os animais 🐔🐮.

Para sua #SegundaSemCarne ser um sucesso, sugerimos que você se planeje pelo menos um dia antes. Se você tem o costume de comer na rua, veja os locais próximos a você que têm Opção Vegana no site www.ondetemopcaovegana.com.br

Temos vários restaurantes parceiros que dão benefícios às segundas para te dar aquele empurrãozinho extra, para acessar (svb.org.br/desconto-segunda-sem-carne)

Se você come em um buffet ou come em casa/marmita, esse vídeo pode te ajudar a montar um prato lindo, rico, balanceado: https://www.youtube.com/watch?v=v8xRwaTtU7o

Além das refeições principais, dê uma atenção especial aos lanchinhos, tenha sempre uma fruta e oleaginosas no bolso.

Se dê a oportunidade de experimentar novos sabores, novas cores e texturas.

E lembre-se: procure substituir a proteína animal pela proteína vegetal. Ou seja, não substitua as carnes por ovos e laticínios, isso não fará bem pra sua saúde, para a saúde do planeta e nem para os animais. 

Convide alguém pra fazer junto com você, em galera, é mais gostoso.

As leguminosas representam as maiores fontes de proteínas vegetais, pertencem a esse grupo, os feijões, a lentilha, a ervilha, o grão de bico, a soja e seus derivados como tofu, tempeh e a proteína texturizada, temos muitas receitas em nossas redes sociais para que você possa descobrir novos sabores.

No link abaixo, você pode consultar publicações gratuitas da @sociedadevegetariana elaboradas pelo Departamento de Nutrição da ONG, como Alimentação Vegetariana e, mais minuciosamente, o Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas Para Adultos. Tem bastante informação, vai te ajudar muito nas substituições por proteína vegetal!

www.svb.org.br/publicacoes/livros

E, obviamente, recomendamos que  você se consulte com um nutricionista. Nada substitui uma dieta balanceada proposta por um profissional.

No instagram da @segundasemcarne postamos receitas e ideias de pratos toda terça, quinta, sábado e domingo, depois dá uma olhada, tem bastante sugestões postadas – são sempre reposts, então também são dicas de páginas para se seguir. Além disso, no link abaixo há diversas publicações da @sociedadevegetariana com muitas, muitas receitas.

https://www.svb.org.br/publicacoes/livros

Implementação da Campanha

Entre em contato através do e-mail adriele@svb.org.br, se possível com o dados de quantos alunos tem no local e a faixa etária para que possamos direcionar o atendimento e os materiais para lhe apresentar a campanha.

Entre em contato conosco através do e-mail renata.victoratti@svb.org.br, informando o nome da escola e se possível a quantidade de alunos e a faixa etária, para que possamos direcionar o atendimento e os materiais para apresentar a campanha para a instituição

Entre em contato através do e-mail adriele@svb.org.br, se possível com o dados das instituições participantes para que possamos entender melhor a dinâmica da campanha no local e direcionar o atendimento.

Entre em contato conosco através do e-mail renata.victoratti@svb.org.br, informando o nome da escola e se possível a quantidade de alunos e a faixa etária, para que possamos verificar a disponibilidade de datas junto à instituição.

Implementação da Campanha

Um estabelecimento embaixador é restaurante, empório, café, bar, loja virtual etc. que comercializa pelo menos uma opção alimentícia vegana e incentiva, por meio de benefícios como descontos ou cortesias, a adesão à campanha mundial #SegundaSemCarne. Desta forma, seus clientes são encorajados a dar esse primeiro passo na mudança alimentar.

Restaurantes, lojas online de delivery com produtos alimentícios, cafés, empórios, bares etc. Onívoros com ao menos uma opção vegana, ovolactos com ao menos uma opção vegana… ou veganos.

Divulgação periódica do estabelecimento nos stories da @segundasemcarnealém dos stories que ficam fixos em destaque. No site oficial da Campanha é divulgado um quadro com todos os estabelecimentos participantes e um mapeamento dos locais participantes no Google Maps.

Todos os estabelecimentos embaixadores receberão um material via Correios: Adesivo e cartilha OPV, Adesivo “Este estabelecimento apoia SSC” e também materiais a serem disponibilizados aos clientes: folhetos Segunda Sem Carne, livreto Nutrição Vegetariana e livreto Comendo o Planeta. Além disso, também terão acesso a um material virtual para compartilhar nas redes sociais a fim de incentivar seus seguidores a aderirem à campanha.

Não, vale também para estabelecimentos que trabalham apenas com delivery.

O padrão é no centro da(s) cidade(s) de atuação, mas se o estabelecimento preferir também pode passar um endereço específico para precisarmos no mapa.

A mais comum é desconto em um prato, mas vai da criatividade: tem quem dê desconto em todos os produtos veganos, tem quem ofereça bebida cortesia, sobremesa grátis e até massagem!

Da nossa parte a divulgação será apenas sobre os itens veganos em promoção.

Pode ser na terça ou na quarta-feira, por exemplo. A divulgação será feita da mesma forma, mas com a ressalva do dia da semana específico.

Não. Deve ser concedido a todos os clientes, de forma a incentivar a adesão à Segunda Sem Carne…e não apenas aos nossos seguidores. A ideia é incentivar aqueles que nunca ouviram falar da campanha decidirem fazer adesão e reduzir seu consumo começando uma vez por semana.

Ainda tem dúvidas? Clique aqui para entrar em contato.

Sobre a SVB

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.

Nossa missão é promover a substituição da proteína animal pela vegetal, no âmbito individual e institucional, ampliar e facilitar o acesso a produtos e serviços veganos, produzir e difundir informação de referência para profissionais, instituições, formadores de opinião e sociedade em geral, sobre fundamentos, viabilidade e benefícios da alimentação vegetariana estrita.

Saiba mais sobre a SVB acessando nossas redes sociais:

Sem você, a SVB não existe

A sua filiação é muito importante para que a gente consiga continuar com nossas ações, programas e campanhas. Junte-se a nós para que possamos fazer cada vez mais pelos animais, pelas pessoas e pelo planeta.

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.

Junte-se a nós
Sociedade Vegetariana Brasileira ©2020 Todos os direitos reservados