Categorias
ssc-noticias

Opção Vegana no Google e Segunda sem Carne no CEJAM: saiba mais sobre a parceria das empresas que aderiram às campanhas em 2023!

O Centro de Estudos e Pesquisas Doutor João Amorim – CEJAM, lançou em 2022 o projeto “Descobrindo Sabores”, uma parceria da rede de hospitais do SUS com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), para a inclusão de opções à base de vegetais nos refeitórios de todas as unidades, uma vez na semana. Em 2023, o projeto se expandiu, levando aos hospitais do CEJAM treinamentos culinários, palestras de sensibilização para colaboradores e a presença do Super-Feijão para uma ação nos refeitórios. 

Em agosto de 2023, o time do CEJAM realizou a palestra “Alimentação: Saúde, Segurança Alimentar e Sustentabilidade”, ministrada pela Diretora do Departamento de Saúde e Nutrição da SVB, Alessandra Luglio. A iniciativa teve como propósito fomentar a compreensão sobre a alimentação consciente e sustentável entre os colaboradores da área de nutrição nos serviços de saúde gerenciados pelo CEJAM, visando também prepará-los para desempenhar o papel de multiplicadores desses conhecimentos aos pacientes em suas respectivas unidades de atendimento.

Google também uniu forças com a SVB para conscientizar os seus colaboradores sobre o impacto ambiental através da alimentação. A parceria incluiu ações de comunicação interna, ambientação da sede do Google, palestras e informações sobre como as refeições à base de vegetais podem contribuir para o meio ambiente. Com duração de três meses, o projeto envolveu os Greenglers, comitê interno de sustentabilidade do Google, visando reduzir a pegada ecológica e promover uma alimentação mais sustentável. 

O projeto no Google, ao longo de três meses, resultou em contribuições positivas ao meio ambiente, economizando terras, CO2, grãos e água. Essas iniciativas refletem a importância das grandes corporações apoiarem esforços em direção a uma sociedade alinhada à sustentabilidade, respeitando a vida no planeta e promovendo a saúde das pessoas, como destaca Ricardo Laurino, Vice-presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira.

Categorias
ssc-noticias

Segunda sem Carne pelo Brasil: Curso do Cardápio Escolar Sustentável atinge mais de 5 mil colaboradores da Prefeitura de São Paulo. Confira as novas Prefeituras que aderiram a campanha durante o ano

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) participa ativamente de iniciativas transformadoras em colaboração com prefeituras, impulsionando alternativas à base de vegetais na alimentação escolar.

Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, em parceria com a SVB, ofereceu um curso online do Cardápio Escolar Sustentável que atingiu, até o momento,  mais de 5 mil colaboradores da Prefeitura de São Paulo.

Essa iniciativa faz parte dos esforços da cidade para tornar a alimentação escolar mais sustentável, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ao Plano de Ação Climática do Município de São Paulo 2020-2050 (PlanClima SP). O curso visa reduzir as pegadas de carbono, hídrica e ecológica associadas à produção de alimentos, destacando pratos à base de vegetais, a compra de insumos da agricultura familiar e o aproveitamento integral dos alimentos.

Aberto para toda a equipe da cozinha e membros da comunidade escolar, o curso é conduzido de forma online, com a concessão de um certificado de participação aos concluintes dos 7 módulos, que abordam temas variados relacionados à alimentação escolar sustentável. O curso incluiu a participação de convidados especiais, como agricultores familiares e professores que puderam aprender receitas que serão implementadas no cardápio escolar da rede municipal de forma gradual.

Em 2023, a SVB com Prefeitura Municipal de Uberaba, em colaboração com a Secretaria de Educação (Semed), também conduziu durante o 3° Encontro da Agricultura Familiar e Dia da Merendeira, uma série de treinamentos culinários através do programa local, intitulado “Programa Alimentação Sustentável: novos sabores”, que tem como objetivo substituir a proteína animal por proteína vegetal uma vez por semana na merenda escolar. Após um projeto piloto, envolvendo 25 unidades conveniadas que atendem atualmente 2.281 alunos toda semana, a prefeitura planeja expandir para as unidades de ensino da rede municipal.

Mogi das Cruzes foi outra cidade que se associou à SVB para o projeto “Novos Sabores na Merenda”, no qual durante uma semana, 600 cozinheiras participaram de treinamentos culinários e palestras ministradas pelo time de nutricionistas da SVB. A iniciativa da Prefeitura de Mogi busca enriquecer e diversificar o cardápio da merenda escolar, visando os benefícios para a saúde das crianças e contribuindo para um impacto ambiental positivo. Esses esforços evidenciam um compromisso crescente em promover escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis nas comunidades escolares.

Categorias
ssc-noticias

Segunda Sem Carne ganhou destaque no Bom Dia São Paulo, da Rede Globo de Televisão

Foi numa segunda-feira, dia 13 de novembro de 2023, o Bom Dia São Paulo, através do repórter Rômulo D’Ávila, que a ação Segunda Sem Carne ganhou link no telejornal que atinge toda São Paulo.

A matéria, que aconteceu no restaurante Padaria Vegana, levou a equipe da Rede Globo de Televisão a provar vários pratos que compõem o café da manhã do brasileiro com opções veganas. O ovo mexido foi substituído pelo tofu mexido, o café com leite ganhou o leite de aveia e o pão de queijo levou a receita feita com batata, absolutamente deliciosa.

“É muito importante esse tipo de conscientização para que o público saiba que não é difícil adotar a Segunda Sem Carne e ajudar o meio ambiente como um todo “, diz Mônica Buava, a entrevistada da reportagem.

No mesmo dia, o D’ávila colocou a campanha em prática e postou em suas redes sociais prato vegano em seu jantar, ainda dizendo que era um prato delicioso e barato! 

“Quanto mais entrevistas como essa tivermos, mais pessoas se conscientizarão. É importante, inclusive, para as crianças que se alimentam nas creches e escolas, saberem que todos os alimentos promovem o seu crescimento e os auxiliam a ter uma infância/adolescência saudáveis evitando problemas de saúde futuros provocados pelo colesterol “, finaliza.

Veja matéria aqui